Endereços contendo menos de 10 BTC aumentaram substancialmente nos últimos três anos, sinalizando a descentralização da propriedade e o aumento da adoção.

É outro dia emocionante em Bitcoin Evolution land. E não, não precisa de nada com o preço do rallying da BTC. É claro que o preço trouxe sorrisos nas faces dos Bitcoiners em todo o mundo, mas há algo mais também.

Os últimos dados mostram que as baleias não controlam mais o fornecimento da Bitcoin. O número de investidores de varejo proprietários de pequenos BTC tem aumentado constantemente nos últimos 5 anos. Será que isso aponta para um aumento na adoção do Bitcoin?

≤ 10 Detentores de BTC aumentaram enquanto os detentores de 100 – 100K BTC reduziram consideravelmente

Os novos dados da empresa Glassnode, de análise na cadeia, apontam para uma redução nos “investidores de Bitcoin de bolso profundo”. Esta não é uma mudança recente, mas uma tendência que tem sido notada durante um período dos últimos 5 anos. Além disso, descobriu-se que a propriedade do varejo BTC aumentou para um número de dois dígitos. Conforme um tweet publicado pela Glassnode:

O controle do fornecimento de #Bitcoin tem mudado constantemente para entidades menores. A porcentagem de fornecimento de propriedade das entidades que detêm ≤ 10 $BTC cresceu de 5,1% para 13,8% em 5 anos, enquanto a porcentagem de propriedade das entidades com 100-100k BTC caiu de 62,9% para 49,8%.

Isto aponta para uma maior descentralização e democratização da propriedade da Bitcoin, tal como a Satoshi pretendia enquanto projetava o protocolo. O que isto também significa é que o risco de as baleias despejarem para descontar de um comício em andamento também está diminuindo. Além disso, há outra métrica que aponta para um aumento do interesse de investimento do BTC no varejo.

Endereços Bitcoin com mais de $10 de BTC atinge o novo ATH

Bitcoin como um ativo só alcançará seu verdadeiro propósito se mais pessoas o possuírem. Dados da Coin Metrics mostram que este é, de fato, o caso. Em um tweet na terça-feira, o gerente de dados de rede da empresa de criptografia de dados, Lucas Nuzzi, observou que os endereços Bitcoin com mais de 10 dólares de BTC atingiram a marca de 16,6 milhões.

Este é um novo recorde histórico e é significativamente mais (para milhões) do que o que foi visto durante o rali de 2017.

Um novo ciclo de adoção está se preparando
Acabamos de atingir um valor recorde no número de endereços com mais de $10 no valor de $BTC (16,6M) e $ETH (6M). Milhões de endereços a mais do que o que foi visto no topo da bolha de 2017

Isto e as observações anteriores do Glassnode indicam claramente que a taxa de adoção do Bitcoin cresceu notavelmente durante os últimos 3-5 anos. Os investidores de varejo estão se envolvendo não apenas pela ação explosiva do preço, mas para preservar o valor de seus fundos fiduciários. E por quê?

A Bitcoin é um ativo global. As políticas econômicas/monetárias dos governos de todo o mundo, especialmente dos Estados Unidos, estão diminuindo tanto o valor quanto a relevância de suas respectivas moedas “fiat”. Os investidores da BTC estão bem cientes dos drásticos efeitos inflacionários que essas movimentações falhos terão sobre o cenário econômico geral.

Além disso, o dólar americano está prestes a perder seu domínio nos mercados forex internacionais, conforme um relatório recente do Goldman Sachs.

Bitcoin e ativos duros como o ouro estão servindo como portos seguros de fato e isolando as pessoas de “receberem a ponta curta” da incerta vara macroeconômica.